Por que toda campanha de marketing deve ter uma landing page dedicada?

Por que toda campanha de marketing deve ter uma landing page dedicada?

Existe um grande mito no meio dos profissionais de Marketing Digital de que um planejamento de mídias sociais hoje se resume a apenas posts de datas comemorativas, posts aleatórios de conteúdo e ofertas. Em partes, esse processo e esse trabalho não é perdido e não está errado. No entanto, o grande diferencial do Marketing Digital para o Marketing Convencional é que nós temos a capacidade de mensurar e agirmos de acordo com os nossos resultados. 

Eu sei muito bem o trabalho que dá desenvolver esses planejamentos de postagens, acompanhar os engajamentos, mostrar os relatórios para o cliente de crescimento das mídias sociais, mas... não conseguir comprovar no faturamento do cliente se todos aquelas reações, compartilhamentos, comentários e visualizações valeram a pena. 

E sabe qual é o seu maior erro nisso tudo? Não ter uma landing page dedicada para gerar, controlar e mensurar o seu tráfego qualificado.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook ou qualquer outro veículo de mídia que você tenha em mente é o melhor caminho para pulverizar a sua campanha. Pela mídia, é possível segmentar todo o seu público e atingir exatamente quem você precisa. No entanto, como você está conduzindo essa campanha? Para onde o usuário está indo? Qual a taxa de conversão disso tudo?

Independente se o cliente já tem um site novinho, um e-commerce completo ou seja lá o que for, nunca comece uma Campanha de Marketing sem uma Landing Page Dedicada. 

Se a campanha é para anunciar um novo produto ou serviço, tenha em mente que o seu prospect clicou no anúncio interessado em saber especificamente sobre aquilo, não sobre qualquer outro produto e/ou serviço que o seu negócio oferece. A partir dela, você prenderá a atenção do cliente e dará a ele apenas e exclusivamente uma única opção: comprar com você. Recomendo que cada produto/serviço tenha a sua própria landing page dedicada. É provado, inclusive, que landing pages geram muito mais resultados e taxas de conversões maiores do que a própria página do serviço ou produto no site do cliente.

Formula mágica

No desenvolvimento de uma landing page, não tem segredo. É uma das poucas coisas no marketing que basta seguir o passo a passo. Então vamos lá.. tudo que você vai precisar é de:

a) Uma página de captura
b) Uma página de confirmação
c) Uma página de agradecimento

Tenha em mente que a sua lista de contatos, ou mailing, se bem segmentado, é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Portanto, na página de captura, ofereça em troca ofertas arrasadoras, promoções, concursos culturais, sorteios, e-books, workshops ou qualquer outro boi de piranha para atrair novos Leads. O que nós queremos é que o público qualificado que resgatamos no facebook clique no link, acesse nossa landing page e preencha o formulário.

Depois de preencher o formulário, sugira que o usuário confirme o e-mail dele e autorize o cadastro/acesso/download apenas caso ele clique no link fornecido no e-mail. Essa é a única forma de garantir que o usuário está utilizando um e-mail real. Essas são as páginas de confirmação de cadastro (envio do e-mail) e agradecimento (confirmação, de fato).

Escolha de Hobson

O seu site não é uma landing page. E eu vou explicar. Aqui que partimos para a discussão psicológica e filosófica sobre o por que sua campanha deve ter uma landing page dedicada. Por mais que você ache que isso não faz sentido ou o cliente queira colocar algum outro link externo, lembre-se da Escolha de Hobson. Esse fundamento baseia-se em uma escolha forçada entre duas dinâmicas conflitantes. Em poucas palavras, oferecer a opção de comprar ou get the fuck out (saia daqui).

Links extras e que levam o usuário a pensar são como os outros animais para os cachorros. Eles acabam desviando a atenção e fazendo o que não devem! Esse conceito vastamente utilizado nas landing pages de maior taxa de conversão é muito simples: agora não é hora de convidar o seu usuário para visitar o seu site, o seu blog, a sua casa, tomar um cafezinho ou visitar o seu instagram. O que nós queremos, meu amor, é o seu e-mail. Foque em preencher o formulário!

Dica: as landing pages de maior taxa de conversão não tem sequer o menu. O usuário vai naturalmente deslizar a página até embaixo. Portanto, evite distrações e já leve-o diretamente para o vídeo ou texto de apresentação.

Por que toda campanha de marketing deve ter uma landing page dedicada?

Não distraia o seu lead e seja claro 

Com relação ao design, vejo muitas landing pages por aí que acabam exagerando um pouco na questão visual. A página fica linda, cheio de piscas, fumaça, etc... mas isso não é o que vai vender de fato. Mais uma vez, não faça o usuário pensar. É papo reto! Outro fator importante é que você não sabe qual é o dispositivo que está sendo usado para acessar a página. Você quer correr o risco de perder o Lead porque o seu site não roda naquele celular X ou Y? O click, você já pagou...

Além de não oferecer outras opções a não ser comprar para o seu usuário, lembre-se de que a sua landing page deve ser API (à prova de idiotas). Sério. Antes de lançar a sua campanha, envie para pessoas desconhecidas e que não são da área e faça uma pergunta simples: o que eu estou vendendo?

Tá, mas e depois de cadastrado? 

Bom, aí que começa a brincadeira. Hoje, existem softwares poderosos que, a partir do momento que o usuário se cadastra, é possível rastrear todo o histórico dele de visitas no seu site. Passaremos a descobrir quais as seções/produtos que ele gosta e inserir tags nesse usuário. A partir de uma visita na seção "Eletrônicos" do meu e-commerce, eu posso inserir uma tag nesse usuário e partir de hoje começar a enviar semanalmente ofertas de eletrônicos. Isso pode ser feito, inclusive, de forma 100% automática via RSS. 

Por fim, reforço que é muito mais barato e rentável perguntar ao seu mailing o que eles precisam do que ficar chutando campanhas aleatórias no ar e gastando o dinheiro do seu cliente. É muito mais fácil, no fim do mês, mostrar para o cliente quantos clientes em potencial foram adquiridos do que quantas curtidas. Na UA MKT Digital, trabalhamos com o Active Campaign para gerar essas automações e rastreamos os sites dos nossos clientes a partir dele, gerando uma experiência muito mais próxima aos clientes dos nossos clientes. No começo, parece difícil. Mas depois de um tempo se esforçando para segmentar e aumentar o seu mailing, você terá em mãos, quase que gratuitamente, uma poderosa ferramenta de vendas.

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