Marketing de Conteúdo: 10 regras para criar um relacionamento duradouro
Conquistar likes e seguidores nas redes sociais é fácil. Basta investir em alguns anúncios e pronto! Mas o real objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento duradouro com as pessoas através da produção de conteúdo nas redes sociais. Para isso, as marcas precisam se portar como amigos próximos e seguir algumas regras importantes que listamos a seguir.
1. Conheça seu público
Sim, começaremos pelo ponto mais obvio. Conhecer seu público é essencial para o sucesso de qualquer estratégia. Definir suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse
Uma boa persona, descreve com detalhes o seu comprador ideal, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço. Pense na persona como um Norte para tudo o que será criado dentro da sua estratégia de marketing digital, pois é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar. Esse processo tem várias vantagens como o direcionamento para o público certo, coerência no seu discurso e humanização.
2. Diferença entre Público-Alvo x Persona
Diretores-comerciais entre 30-45 anos que moram em capitais do Brasil. Trabalham em grandes empresas e viajam muito. A renda mensal deles está entre R$ 10.000 e R$ 30.000. Essa é a descrição de um público-alvo. Percebe como é ampla, não fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica? Essa é a diferença! A persona precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade. Um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de marketing digital seja criada. Simplesmente porque não existem informações boas o bastante para dar qualquer ideia sobre qual conteúdo criar, qual rede social escolher.
Perfil profissional: Gerente de marketing, pós-graduado em Marketing Digital;
Vida pessoal/ hobbies/ informação: Casado, gosta de passar o tempo livre com a família. Gosta de ir a shows de jazz e gasta boa parte do seu tempo livre em redes sociais;
Objetivos Pessoais/Profissionais: Quer levar a sua empresa a alcançar resultados específicos e fazer o seu nome no mercado;
Problemas Pessoais/Profissionais: Chefe com mentalidade retrógrada, limitado apenas ao outbound.
3. Fale a mesma língua
Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte: O que eu ganho com este conteúdo? Este conteúdo é útil para mim? A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema? Este exercício parece simples mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.
4. Mantenha uma comunicação aberta
Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser uteis.
5. Crie conteúdo sobre medida para cada plataforma
Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.
6. Invista em formatos diferentes
Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão se engajar com você. Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. O Twitter, por exemplo, valoriza muito os conteúdos imagéticos. Já o Facebook tem dado ótimos resultados para conteúdo em vídeo.
7. Gamifique seu conteúdo
Gamificação é o ato de transformar um conteúdo em uma experiência, em um jogo. É entregar algo divertido que une diversas plataformas e formatos para oferecer uma experiência interativa e interessante para seu público. Este tipo de ação garante um ótimo grau de interatividade e é capaz de envolver seu público de uma forma única.
8. Seja humano
Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público. Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores. Algumas empresas levam esta dica tão a sério que criaram personagens para suas páginas. Ótimos exemplos são os perfis do PontoFrio e Magazine Luiza no Facebook.
9. Escolha onde precisa estar/ Objetivos em cada
A cada tempo que passa, uma nova rede social é criada com um objetivo e uma proposta diferente. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas.
É preciso analisar, ao escolher onde você vai atuar alguns itens, como, por exemplo: Qual é o diferencial que cada uma oferece; Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital; Onde o seu público é mais presente; Se você tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes; O último item é muito importante, pois, de nada adianta sair por aí cadastrando o perfil da sua empresa em cada rede social nova que é lançada e deixá-la às moscas sem ser alimentada.
Antes fazer um trabalho consistente em algumas que sejam principais dentro da sua estratégia do que dividir seus esforços e não fazer um bom trabalho em nenhuma delas.
Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido. Do que você mais precisa? Aumentar sua visibilidade? Melhorar a sua imagem? Aprimorar o relacionamento com os seus públicos? Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.
10. Acompanhe as métricas
Medir o seu desempenho é um processo fundamental em todas as etapas do marketing digital, inclusive para a sustentação da sua produção de conteúdo. Algumas métricas importantes para se analisar são: a visualização, o engajamento, a conversão e as informações de comportamento de seu público em relação a cada conteúdo postado. Através das métricas, você poderá retirar insights poderosos sobre o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a sua audiência.
A análise das métricas é um aliado incrível na hora de criar a sua estratégia de conteúdo, pois você irá extrair as informações que o seu próprio público irá te fornecer através das ações dele em suas páginas! Ao analisar os dados obtidos, você consegue perceber que tipo de conteúdo está impactando melhor a sua audiência e investir ainda mais neste formato.