ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

Faaala devs! 

Em discussão com uma comunidade de desenvolvedores que faço parte (salve galera do Work Control!), vi que muitas pessoas tem problemas com servidores de hospedagem e, sinceramente, eu também já tive muitos. Mas, com a ajuda de um amigo também desenvolvedor, de uns 2 anos pra cá, tenho tido poucos problemas com meu próprio servidor de hospedagem e.. quando tenho, os problemas costumam ser resolvidos de forma fácil e rápida. 

Recentemente, sem contar nada para esse amigo que sempre me ajuda, decidi eu mesmo montar um novo servidor, ainda mais eficiente e consegui! Então, pra ajudar você, caro leitor que eu não faço ideia como apareceu aqui, anotei o passo a passo conforme ia montando. Dessa forma, eu poderia ensinar e/ou replicar o servidor quando necessário. 

Antes de mais nada, esse tutorial requer um conhecimento intermediário em inglês. Isso se deve ao fato de que não só o servidor dedicado que eu utilizo nesse tutorial quanto a equipe de suporte não são brasileiros. Então, se você não manja muito do inglês, leia o artigo mesmo assim e veja até onde dá pra chegar :)

 

1. PREPARATIVOS

Bom, nesse tópico, eu vou listar todos os itens necessários para que você consiga montar o servidor. Eu sugiro que você use os mesmos caminhos que eu, pois você dependerá de outras pessoas para configurar esse servidor. E essa é a forma que eu tenho certeza que dá certo. Ok? Siga o passo a passo à risca, pois você não poderá ir para a próxima etapa se não tiver concluído a etapa anterior.

Outro fator que eu acho importante mencionar é que você terá que fazer um investimento próximo a R$ 300,00 inicialmente e R$ 228,00 mensais a partir daí. Não é barato ter seu próprio servidor, mas te garanto que vai adiantar a sua vida e você pode, sim, tornar o servidor um negócio rentável, oferecendo hospedagem para seus clientes e cobrando por isso. Também vale ressaltar que todas as compras são em dólar e via PayPal. Então, tenha também um cartão de crédito e uma conta do PayPal ativa. Nada contra, mas boleto é coisa de brasileiro.

1.1 Domínio exclusivo para isso na GoDaddy

Se você não tem uma conta na GoDaddy ainda, crie. O domínio que eu usei no exemplo é uamkt.digital (sim, .digital é um domínio). Esse será o domínio usado para inserção dos servidores DNS em cada domínio dos seus clientes. No meu caso, ao ser contratado por um novo cliente para fazer um site, eu iria inserir os seguintes servidores DNS no registro.br do cliente:

ns1.uamkt.digital
ns2.uamkt.digital

Esse domínio também aparecerá quando acontecer algum erro de envio de e-mail, por exemplo. Então, não registre qualquer domínio e NÃO USE O DOMÍNIO DA SUA EMPRESA pra isso. Resumindo, registre um domínio que lembre o nome da sua empresa e dedique-o para isso. Um domínio pode ser adquirido por diversos valores, depende de qual você escolher. Essa taxa é anual, então tenha em mente também esse custo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DA GODADDY

1.2 Servidor dedicado na SoYouStart

A SoYouStart é um data center voltado para Startups, de propriedade da OVH. Alguns já devem ter ouvido falar da OVH, mas resumidamente, 150 das 1000 maiores empresas da europa inteira são hospedadas pela OVH. Isso é literalmente 15% de todo o big data da Europa. Enfim, a SoYouStart tem a mesma qualidade, mas oferece produtos não tão robustos e mais acessíveis a startups e novos negócios.

Agora que vocês já foram apresentados, vou te levar para o que você precisa.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LISTA DE SERVIDORES DA SOYOUSTART

O link acima fornecido refere-se à lista completa de servidores disponíveis na SoYouStart e que são aptos a realização desse procedimento. No caso, eu escolhi a opção mais barata, no valor de $ 34,50 (Modelo E5v2-SAT-1-16). Veja o que mais cabe à sua necessidade, mas a opção mais barata já é mais do que suficiente para rodar o cPanel. Às vezes, o servidor pode estar indisponível. Nesse caso, sugiro que aguarde um ou dois dias..

Pode comprar, vale a pena! 

1.3 Instalando o cPanel no seu Servidor Dedicado

Se você chegou até aqui, eu presumo que você já adquiriu o seu servidor dedicado e já possui acesso ao painel administrativo da SoYouStart. 

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PAINEL ADMINISTRATIVO DA SOYOUSTART

Na imagem acima, como você pode ver, a instalação do cPanel já foi realizada. No seu painel, provavelmente, onde está escrito Reinstall, deve estar escrito Install. Clique nesse botão e instale o sistema operacional cpanel 11.64 autoinstaller (CentOS 7 64bits) (64bits). Não selecione a opção custom install, apenas instale. Pode demorar de 5 a 15 minutos até completar, mas seja paciente e aguarde. Ao terminar a instalação, você receberá um e-mail com as informações de IP, login e senha semelhante a esse:

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

Fala se não foi a coisa mais fácil que você já fez na vida? Pena que não acabou, né. :P

Agora que seu servidor foi devidamente instalado, eu altamente recomendo que você não mexa em absolutamente nada agora. Sério. Não mexa. Vamos seguir o tutorial, ok?

1.4 Comprando IPs Adicionais

Uma coisa que você precisa saber sobre um servidor de hospedagem, é que ele precisa de dois IPs para rodar. Não vou entrar em detalhes técnicos pois posso vir a falar alguma bobagem, mas sem dois IPs, não funciona. Portanto, você deve solicitar pelo menos mais um IP. Eu, geralmente compro de 4 em 4, pois assim eles vem em bloco (IPs semelhantes). Para adquirir novos IPs, clique na aba IP do seu painel de controle da SoYouStart:

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

Ao clicar nessa aba, clique no menu lateral ORDER IPs, selecione o seu servidor e a quantidade de IPs que você quer adquirir. Pode ser 1, mas eu sugiro que compre 4 logo para que ter IPs adicionais. Caso o seu IP caia em lista de SPAM, por exemplo, IPs adicionais podem ser usados como backup. 

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

Só pra explicar rapidamente, esse valor de $ 12,00 não é mensal. Você está comprando esses IPs e esse valor não será acrescido na sua mensalidade da SoYouStart. É um investimento inicial e você pode adquirir até 16 IPs nesse formato. Acima de 16 IPs, você passa a pagar mensalmente por IP adicional, além da taxa de setup. Solicite os novos IPs e verique seu e-mail. O link de cobrança será enviado exclusivamente no seu e-mail e os IPs só estarão disponíveis mediante pagamento.

1.5 Adquirindo sua licença cPanel

Agora que temos um servidor devidamente instalado e IPs adicionais comprados, temos que falar sobre sua licença cPanel. Não sei se você sabe, mas o cPanel é um software pago e requer de licenças para funcionar. Para adquirir a sua licença, vá na aba Licenses do dashboard da SoYouStart, localizado próximo à aba IP. Depois, clique em Order License.

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

No caso da imagem acima, o valor está $ 13,99. Eu paguei $ 20.00.. Talvez esteja pagando mais barato agora pois já tenho uma licença ativa, mas tenha em mente que você terá que investir cerca de $ 13,99 a $ 20,00 (dólares) mensais na sua licença cPanel, além dos $ 34,50 do servidor.

1.6 Adquirindo a sua licença Softaculous

Esse item é totalmente opcional, mas eu particularmente sou apaixonado pelo Softaculous e já me adiantou MUITA coisa. Caso você não conheça, o Softaculous é como se fosse uma App Store das aplicações web. Com ele, é possível instalar uma aplicação WordPress, por exemplo, em questão de minutos. É possível também programar backups e outros recursos que só bisbilhotando pra saber. Eu gosto muito de usá-lo para instalar um servidor Cloud (Pydio) e um webmail decente (RainLoop) para os meus clientes. Em minutos, tá tudo certo e configurado. 

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR A SUA LICENÇA SOFTACULOUS

Mais uma vez, o Softaculous é opcional, mas o custo dele é ínfimo em relação ao benefício: apenas $ 2,5 dólares mensais. Se você optou por adquirir, deve receber no seu e-mail ou na sua conta Softaculous o serial number da sua licença. 

 

2. COMO CONFIGURAR SEU CPANEL/WHM

Infelizmente, o suporte da SoYouStart é praticamente nulo, pois eles apenas garantem o funcionamento correto do servidor. O que você está fazendo com ele o sistema operacional instalado é de total responsabilidade sua. Eu sei que muitos aqui nunca sequer usaram a linha de comando do linux e eu sugiro que você nunca mexa no servidor sem o devido suporte ou sem ter a certeza absoluta do que está fazendo. E é claro que eu não ia chegar até aqui com você sem oferecer uma forma barata e eficaz de ter um suporte de extrema qualidade para o seu servidor.

2.1 Mise en place (pôr em ordem)

Parabéns! Se você chegou até aqui, falta muito pouco para ter um servidor funcionando perfeitamente sem estar preso a uma empresa de hospedagem. Mas antes de configurar o seu servidor e contratar a equipe de suporte, você precisa levantar todos os dados necessários para que eles configurem tudo pra você. Eu já já falo mais sobre essa equipe pra você.

Eu criei um arquivo .txt no qual eu listo exatamente todas as informações necessárias para que a equipe de suporte faça todas as configurações necessárias no servidor. Salve esse arquivo no seu computador e preencha corretamente todas as informações. 


CLIQUE AQUI PARA ABRIR O ARQUIVO .TXT COM TODAS AS INFOS NECESSÁRIAS

2.2 Contratando a equipe de Suporte

Só pra explicar rapidamente, esse serviço que vamos contratar agora é especializado em manutenção e monitoramento de servidores cPanel. Existem outros serviços na net, mas esses caras realmente são muito bons. Eles são da India, então você vai precisar arriscar no inglês quando tiver algum problema, mas nada que o Google Translate não possa ajudar. O serviço deles custa $ 15,00 dólares já incluso o monitoramento 24 horas do seu servidor. Se qualquer relapso acontecer, eles serão ativados automaticamente. O valor, além de baixo, é também ínfimo em relação à qualidade técnica desses caras. Antes, eu pagava pelo mesmo serviço $ 50,00 dólares e acabei migrando para esses Indianos por oferecerem um conhecimento técnico muito avançado.

CLIQUE AQUI PARA CONTRATAR O SERVIÇO DA SERVERMANAGEMENTPLUS

Resumidamente, esses caras serão contratados para cuidar do seu servidor. Você mesmo não precisa configurar absolutamente nada. Sugiro até que você não mexa onde não foi chamado e deixe para que os indianos resolvam o problema. Sério, pode confiar.

Após contratar o serviço da ServerManagementPlus, acesse o painel administrativo da sua conta e abra um ticket de suporte para área técnica com prioridade alta.

Eu tomei a liberdade de já redigir exatamente o que você precisa dizer para os caras nesse primeiro ticket. Simplesmente copie e cole o texto de acordo com o .TXT que eu forneci até a parte que eu começo a falar em português, lá embaixo, nos comentários. 

Bom, provavelmente, se você seguiu todos os passos corretamente, os indianos conseguirão configurar corretamente o seu servidor. Aguarde o contato deles e siga as instruções solicitadas. Caso você precise de ajuda, eu estou à disposição no meu e-mail ua@uamktdigital.com.br

3. ACESSANDO O WHM PELA PRIMEIRA VEZ

Agora é sério. Parabéns! Se você chegou até aqui e já obteve um retorno positivo dos indianos, você é o mais novo proprietário de uma empresa de hospedagem. Seu WHM provavelmente estará disponível no link seudominio.com/whm

O login e senha para acessá-lo foi fornecido no e-mail. Somente e exclusivamente se você chegou até aqui, você agora tem permissão para logar e o seu WHM deve parecer mais ou menos assim:

ALELUIA! Como montar seu próprio servidor de hospedagem cPanel dedicado com Suporte 24h 

Pronto, tá feito! Agora é só brincar com seu servidor dedicado novinho em folha. Não vou entrar em detalhes nesse post em como criar e administrar contas no WHM, mas isso é bem simples ou eu posso fazer um post sobre isso outro dia.

Caso você precise de suporte, não hesite em falar com os indianos. Eles são feras e o serviço é 24h.

Espero que você tenha gostado! Se sim, comenta aí.
Se precisar de ajuda, comenta aí também. ;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter