Surge um novo profissional: o que é Marketing Full Stack?
Com as constantes mudanças e evoluções do Marketing Digital, tem sido muito difícil para as agências manter, num ritmo tão acelerado, a mesma proposta financeira versus proposta de inovação. E para que uma agência obtenha resultado hoje, contar com a pulverização das campanhas de marketing na Internet passa a ser fundamental. Principalmente no Brasil, onde temos que nos virar com tão pouco, não dá pra evitar.
A partir dessa constante, muito tem se falado na literatura estrangeira sobre growth hacking e o que uma empresa moderna, no seu âmbito geral, espera de um funcionário: um profissional em formato "T" (T-Shaped). A referência à letra "T" indica, em sua linha vertical, que o profissional deve ser extremamente qualificado em uma determinada área. A linha horizontal da letra "T", por sua vez, representa a gama de skills (habilidades) que o profissional deve ter, além da sua área específica. Isso basicamente significa que hoje em dia não adianta ser "bom" em apenas uma determinada coisa. Você precisa e deve se familiarizar em diversas outras áreas. No caso do Marketing, a imagem abaixo representa o set de conhecimentos que um T-Shaped Marketer deve ter o mínimo de conhecimento.
(Fonte: Moz.com)
O desenvolvedor Full Stack
Antigamente, num passado não muito distante, a maioria das empresas desenvolvedoras de websites possuiam programadores Front-End e Back-End, responsáveis por áreas específicas na construção de um site. O termo Full Stack Marketer origina-se do título Full Stack Developer (Desenvolvedor Full Stack), um novo conceito que tem sido abordado entre as desenvolvedoras. Especificamente, o termo Stack é o set de ferramentas de um programador.
Digamos, por exemplo, que o programador utilize as tecnologias Linux, PHP, framework em WordPress, HTML5, CSS3 e JavaScript (grande fatia do mercado) para desenvolver seus sites. Esse é o seu stack. E, se esse programador tiver a capacidade de realizar todo o trabalho sozinho, ele é um Desenvolvedor Full Stack. Nesse sentido, vale ressaltar que cada desenvolvedor tem seu próprio stack, ou seja, trabalha com suas próprias ferramentas, assim como qualquer outro profissional.
O Marketing Full Stack
Esse modelo de profissional, o Developer Full Stack, tem funcionado entre as desenvolvedoras de softwares e aplicativos. Mas, quando estamos falando de Marketing, a necessidade de criatividade e conhecimento vinda do próprio profissional de TI tem sido cada vez mais constante. Muito tem se discutido hoje sobre a necessidade de todos em aprender a programar. E isso também se estende ao Marketing! O Full Stack Marketer é aquele profissional formado e especializado em Marketing, mas sua linha horizontal de habilidades (ou stack) possui toda a gama necessária para desenvolver e criar campanhas de Marketing do zero.
Entre as habilidades aplicáveis de um Full Stack Marketer, estão:
- Planejamento de Marketing
- Desenvolvimento web
- Otimização de SEO
- Geração de Conteúdo
- Campanhas patrocinadas
- UX (User Experience)
- Automação de E-mail Marketing
- Otimização e Criação de Landing Pages
Em suma, se você tem o mínimo de interesse por programação e trabalha com Marketing, eu sugiro que comece a aprender e a desenvolver suas próprias ferramentas ainda hoje. Em 30 anos, muitos perderão seus empregos devido à sua subsituição por máquinas. Mas alguém precisa programar essas máquinas, certo? E alguém precisa vender esse equipamento também. É aí que entra o seu pensamento no futuro e a sua mudança.
Espero que esse post tenha ajudado você a entender o que é Full Stack Marketing. Se você busca conhecimento, as habilidades citadas nesse post são o que você precisa para começar. Caso você seja uma agência, procure contratar, dentro da sua equipe de criação, profissionais que tenham também o gosto pela área. O design pelo design hoje não vende. E vender é o que o nosso cliente quer, não é?
Valeu!