As 7 ferramentas do marketing digital para gerar leads

As 7 ferramentas do marketing digital para gerar leads

Qual é o objetivo do seu negócio com Marketing Digital? É provável que você responda que é gerar mais venda para seus produtos ou serviços. Talvez você já tenha percebido que, para isso, não basta apenas ter um site. Para trabalhar suas estratégias de Marketing Digital, você pode contar com poderosas ferramentas que podem gerar e qualificar leads para a sua marca. Esses leads, se bem trabalhados, podem se tornar oportunidades que geram clientes.  Mas, você sabe o que é um lead?

O que é gerar um lead?

Em poucas palavras, gerar um lead nada mais é do que criar oportunidades de negócio para sua empresa. De forma mais concreta, é obter informações de um possível cliente (nome, email, telefone, cargo que ocupa) em troca de uma oferta gratuita e de valor (conteúdo educativo, avaliação, pedido de orçamento, demonstração do produto/serviço). Assim, um lead é gerado toda a vez que alguém demonstrar interesse no seu negócio ou quiser ouvir mais da sua empresa, a ponto de fornecer informações em troca dessas ofertas.

As poderosas ferramentas do marketing digital para a gerar leads

Depois de gerar esses leads, a ideia é nutri-los com conteúdo para faze-los avançar na jornada de compra até o momento em que ele estará qualicado para a venda.

1.   Qual seu objetivo com marketing digital?

Esse é um passo decisivo para o seu planejamento. Com base no panorama atual da sua empresa, defina quais são seus objetivos para este ano. Eles podem ser, por exemplo, a geração de leads qualificados, vender mais, ser referência em determinado assunto, gerar conversões para o seu site, fixar sua marca ou criar um forte relacionamento com seu público. Existem diversos objetivos e você pode definir mais de um em seu planejamento. O importante é que eles fiquem bem claros e que você procure a melhor estratégia para atingir cada objetivo.

As poderosas ferramentas do marketing digital para a gerar leads

2.   Defina suas ações em um planejamento

Antes de mais nada, você precisa definir a sua Buyer Persona, ou seja, definir um perfil semi-ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa. Eles devem ser criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. A partir desses perfis você vai saber que tipo de conteúdo produzir e como apresentar.

Alinhar a comunicação da sua empresa com esses perfis é fundamental para que sua estratégia torne-se efetiva. Nessa análise também irão surgir características do seu público mais detalhadas, como a forma que elas consomem conteúdo e através de que canais ele busca informação e entretenimento.

Procure ferramentas de automação em marketing que possam te ajudar a organizar e estruturar essas ações dentro do seu planejamento. Existem softwares que interligam todas essas ações, facilitando a nutrição desses leeds.

3.   Landing Pages, onde tudo começa

 As Landing Pages são páginas especiais criadas com apenas um determinado objetivo, tem a função de fazer com que o visitante realize uma conversão e se torne um lead. Mas por que utilizar essas páginas, as do site já não fazem esse trabalho?

O seu site tem a função de apresentar uma visão geral da sua empresa. Todas essas informações são importantes e devem estar em seu site. Já as landing pages servem especificamente para converter visitantes em leads em ações de marketing.

As poderosas ferramentas do marketing digital para a gerar leads

4.   As tais Redes Sociais 

A presença nas redes sociais deixou de ser um diferencial para as empresas e tornou-se uma obrigação. Hoje, quem se destaca, são os negócios que enxergam valor nessas plataformas e as utilizam para relacionamento com clientes, para a promoção de produtos, serviços e conteúdo.

Gerenciar redes sociais é muito mais que fazer publicações. O trabalho envolve a definição de estratégias e posicionamento da marca, planejamento das publicações, execução, monitoramento e levantamento de resultados. É importante que sua empresa tenha uma equipe especializada para fazer esse trabalho de maneira eficiente e positiva.

O primeiro passo é definir quais redes sociais fazem sentido para o seu negócio. Não adianta querer estar em todas, se você não tem recursos para fazer um bom trabalho em cada uma delas. Não adianta também replicar conteúdo, pois cada canal tem seus formatos de postagem. Existem algumas redes sociais como o Facebook, que pela sua grande abrangência, é quase impossível estar de foram. Porém, você deve sempre tantar descobrir onde o seu público está.

Muitas vezes, a única forma de descobrir se sua estratégia para redes sociais está correta é testando. O mais importante é definir e ter muito claro qual é o objetivo de estar presente nas redes sociais. Muito mais que gerar leads, as redes sociais permitem um excelente canal de comunicação com seu cliente.

5.   Blog: Marketing de conteúdo em prática

O blog é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de marketing de conteúdo em prática. Ele oferece inúmeras vantagens para o seu negócio. O conteúdo postado em seu blog irá atrair visitantes para o seu site, gerando tráfico, aumentando a relevância nos mecanismos de busca e ainda pode gerar leads que posteriormente, poderão tornar-se clientes.

Existem vários formatos de posts para blog. Mm bom exemplo são os posts educativos, onde a principal função é educar a audiência sobre o mercado em que seu produto ou serviço está inserido. Eles também podem ter formato de dúvidas com respostas, retiradas de comentários, pesquisas ou e-mails. Tutoriais e guias também são ótimas ideias de posts educativos.

Você pode também postar notícias ou novidades de produtos e serviços, tendo função informativa. Fazer um post sobre o lançamento de um produto é uma ótima forma de divulgação. Um post institucional falando da sua empresa é uma boa saída quando o assunto é relevante para o público.

Entrevistas, pesquisas, infográficos, dicas, os formatos são diversos! O importante é sempre ter em mente como esse post irá resultar em pontos positivos dentro da sua estratégia de marketing digital.

As poderosas ferramentas do marketing digital para a gerar leads

6.   A volta do E-mail MKT

Nos últimos anos, o E-mail Marketing tem sido uma das ferramenta mais poderosas do Marketing Digital, devido às novas tecnologias que permitem o acesso a informação qualificada. O E-mail é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet. É uma ferramenta que está totalmente incorporada às nossas vidas. Além disso, os e-mails são uma forma de contato direta e profunda, diferente das redes sociais. Os E-mails são olhados cuidadosamente.

Para fazer esse trabalho maravilhoso, você precisa ter uma base sólida de contatos. Uma lista de contatos de E-mails é feita por pessoas reais, que se interessam pelo seu produto ou serviço. Não vale comprar lista de outras pessoas. Esse é um erro enorme, que você não pode cometer! Para criar um canal de confiança com seu possível futuro cliente, esse contato precisa ser real e autorizado.

Existem diversas formas de criar um lista de contatos extremamente qualificada para a sua empresa. Embora seja mais trabalhoso, vale muito a pena investir na criação da sua própria lista. Você pode criar uma landing page com um atrativo e começar a segmentar a lista de acordo com a sua estratégia de marketing. Essa segmentação pode ser feita para os tipos de produtos/serviço que você oferece ou por momento da compra por exemplo.

Mais que gerar leads o E-mail Marketing tem o poder de criar um canal direto de comunicação e relacionamento com o seu futuro cliente.  Existem diversos formatos de envio e algumas regras para que seu e-mail chegue, sem ser caracterizado como spam. Por isso, é preciso usar uma boa ferramenta de automação.

7.   Mídia Patrocinada

Quando o assunto é marketing em mídias sociais, muita gente se engana ao achar que não precisa investir nada, já que as ferramentas são gratuitas. Apesar de existir um significativo crescimento orgânico, todos nós sabemos que não tem como contar apenas com a boa vontade de empresas privadas, em exibir seus anúncios de graça. Nada na vida é de graça! As postagens feitas em uma página comercial no Facebook, por exemplo, são exibidas para menos de 1% das pessoas que já curtem a página.

Seus anúncios patrocinados, tanto no Facebook quando no Google, quando bem segmentados, funcionam muito bem para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível. O Google Adwords é uma excelente ferramenta para captar uma demanda que já existe, enquanto o Facebook é bom para gerar uma demanda. O Google trabalha por intenção e o Facebook por interesse. Entende a diferença?

Ambas as mídias oferecem ótimos benefícios e orçamentos flexíveis para diversos tipos de resultados. O recomendado é sempre traçar seus objetivos, planejar, testar, analisar e refazer tudo de novo.

Como você pode ver, são diversas as ferramentas do Marketing Digital e nós temos a certeza de que algumas delas se encaixam perfeitamente na sua empresa. Que tal começar hoje mesmo a trabalhar no Planejamento de Marketing Digital da sua empresa? Se precisar de ajuda, ligue para nós!

;)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter